Skip to content

O sofrimento humando pela falência - responda à enquete

Cássio Cavalli
Cássio Cavalli
1 min read

Table of Contents

Publiquei uma enquete no LinkedIn sobre um tema sensível, mas extremamente relevante no direito da insolvência: o impacto humano do insucesso empresarial. São frequentes os relatos de sofrimento intenso, inclusive de empresários e produtores rurais que cogitaram ou chegaram a tirar a própria vida em razão do fracasso empresarial.

Eu mesmo, atuando como advogado de uma empresa falida, já presenciei de perto essa dimensão humana. Recordo especialmente de um administrador de uma grande empresa falida que, proibido de viajar em razão da falência, ligou-me aos prantos pedindo que eu buscasse autorização judicial urgente: seu pai havia falecido e ele precisava deslocar-se para o funeral. Episódios como esse revelam um aspecto frequentemente negligenciado do direito da insolvência: o impacto humano, social e psicológico das crises empresariais.

Ter noção mais precisa da dimensão do problema é essencial para sensibilizar o legislador e fomentar a revisão de normas que, muitas vezes, persistem mais por inércia do que por efetiva racionalidade jurídica ou econômica.

Por isso, peço que respondam a enquete a seguir:

https://www.linkedin.com/posts/c%C3%A1ssio-cavalli-17402785_ainda-hoje-no-brasil-n%C3%A3o-s%C3%A3o-raros-os-relatos-activity-7430772125260619777-GD5w

Se puderem responder, agradeço muito. E, se fizer sentido, peço também que compartilhem a enquete para ampliar o alcance e qualificar ainda mais o debate.

Agradeço desde já pela colaboração.

Abraços,

Cássio Cavalli

Comments